quarta-feira, 21 de março de 2012

PITI DE ROSEANA

  Deu no NOCA Portal (www.noca.com.br)

por Jotônio Viana


 
18/03/2012 16:55h

   Definitivamente, a governadora Roseana Sarney (PMDB) precisa antes tomar um banho de sal grosso e entrar de costas no mar toda vez que agendar uma visita ao leste, particularmente a Caxias. A manifestação dos estudantes do Cesc/Uema em Timon foi a reprise do que ocorreu outras vezes na Princesa do Sertão, quando no passado aqui 'Branca' foi recebida com vaias e demonstrações públicas de repúdio.
   Em Timon, já cansados de insistir na tentativa de ser ouvidos pela governadora, os universitários apelaram ao 'Pai Nosso', rezando, de joelhos, em frente à Prefeitura daquela cidade, onde no interior se encontrava a mandachuva maranhense. Enfim, ao perceber que os cidadãos locais se solidarizam aos estudantes, 'Branca' aquiesceu e permitiu a entrada de uma comissão da estudantada... Mas qual não foi a surpresa dos 'meninos'.  Segundo relato à coluna do pessoal do DCE, "sentada, fumando feito caipora, a governadora estava transfigurada, visivelmente descontrolada. Ela fulminava a gente com os olhos, soltava baforadas e gritava perguntando o que nós queríamos - Vocês querem me matar, é? Pois me matem! Vocês não já fizeram meu enterro, carregando um caixão em Caxias? Por que isso? -, e esmurrava a mesa, num acesso de fúria impressionante!"... Apesar do clima tenso, o pessoal do DCE conta que listou todas as reivindicações e descreveu o estado de caos na Uema. Ao ouvir, 'Branca' voltou a gritar, desta vez com um pró-reitor presente. E tome 'mijada'...  Até que um silêncio acabrunhador tomou de conta do ambiente e, por fim, a governadora disse que iria tomar as providências para que a questão fosse resolvida de vez.
   Ao sair da reunião, impressionados com o que presenciaram e ouviram, os estudantes decidiram que quando 'Branca' fosse a Caxias, depois de Timon, ela levaria o troco do piti... Porém, a mandatária apenas transitou na fazenda dos Marinho e, de lá mesmo, pegou o helicóptero de volta para São Luís.
Mal-estar
   Olha, o desarranjo emocional de Roseana causou realmente profundo mal-estar no espírito do pessoal do DCE. Os estudantes nunca imaginaram que ela pudesse agir assim...
Temperamento
...Com um misto de decepção e revolta no semblante, pela forma como foram tratados em Timon, os estudantes frisaram à coluna que consideravam lamentável o fato de "o governo do estado do Maranhão ser conduzido por uma pessoa de temperamento tão explosivo e intolerante com a manifestação social!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário