domingo, 4 de março de 2012

Homenagem à Maria Adriano


No dia 2 de março de 2012, o Município de Matões inaugurou uma belíssima escola-creche, localizada no Bairro Alto da Seriema, que leva o nome da ex-vereadora Maria Gomes Adriano dos Anjos, a popular Maria Adriano, falecida há três anos.
Na oportunidade, estiveram presentes os Deputados federais Carlos Brandão e Waldir Maranhão, além dos Deputados estaduais Rubens Pereira Júnior e Luciano Leitoa, do ex-prefeito de São Luís, médico oftalmologista Tadeu Palácio, além de vereadores, secretários municipais e diversas autoridades da região do Médio Parnaíba maranhense.
A obra foi resultado de um convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Matões e o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/FNDE. De aspecto arquitetônico imponente e arrojado, o prédio foi inaugurado sob o olhar atento de centenas de pessoas que para lá se dirigiram na tarde da última sexta-feira.
A trajetória de vida de Maria Adriano bem justifica a homenagem feita. Nascida em 27.11.1950 no Povoado  União, em Matões, foi vereadora por três períodos, sendo eleita em 1988, 2000 e 2004. No último pleito, não conseguiu se reeleger, tendo ficado na primeira suplência de sua coligação.
Como afirma Abdenaldo Rodrigues, Maria Adriano entrou para a vida pública pela porta da frente, alcançando o primeiro mandato no final da década de 80, na eleição em que o povo matõense sufragou o nome do ex-prefeito José João de Souza Pereira, sucessor de Alcino Pereira, o "Lula".
Sua marca registrada era a simplicidade e o bom humor. Pouco investia em propaganda eleitoral. Seu marketing político estava nas conhecidas brincadeiras descontraídas e na capacidade de ajudar as pessoas que a procuravam. Dessa maneira, com o seu jeito espirituoso de ver a vida, foi vereadora em três legislaturas (http://matoesnoticias.blogspot.com, acesso em 04.02.2011).
A ilustre homenageada, aliás, sogra deste editor, veio subitamente a óbito na madrugada do dia 4 de fevereiro de 2009, vítima de um fulminante ataque cardíaco, um mês e quatro dias após a posse da atual gestora municipal, Suely Pereira, quando exercia o cargo de Secretária da Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário