sábado, 31 de março de 2012

GAZETA MATOENSE: O RESGATE DA HISTÓRIA


   Quando me propus a editar o presente blog, tinha em mente resgatar a memória daquele que, talvez e ao que tudo indica, tenha sido o primeiro jornal impresso e com circulação em Matões/MA, nos idos da década de 80 do século passado.
   Sabia que poucos exemplares haviam sido publicados, apenas uns sete ou oito. Resolvi, então ir beber a água da fonte primeira do jornal, que foi o senhor José Rodrigues Barros, carinhosamente chamado por Zé Barros, jornalista ainda em atividade e residente em Caxias, onde é proprietário de "O Nosso Jornal".
   Na verdade, Zé Barros, pessoa finamente educada, evangélico, é quase uma figura lendária do jornalismo caxiense e maranhense. Profissional dedicado, faz da profissão um sacerdócio sem comparação, sendo ele um dos raros casos de pessoas que levam a sério o jornalismo, na sua acepção mais profunda, de cujo suor advém o seu pão de cada dia.
   Em uma visita à sua residência, semana passada, Zé Barros me forneceu um dos exemplares do periódico matoense, mais precisamente o de nº 04, ano II, que circulou entre 10 de abril a 10 de maio de 1986. Outras verdadeiras "pérolas" ele me prometeu arrumar, caso as encontre no seu arquivo pessoal.
 Fique surpreso, pois o nome do jornal era apenas "GAZETA MATOENSE", e não "A Gazeta Matõense", e como subtítulo tinha a frase: "A ESPERANÇA DE UM POVO". Acento na palavra, tinha não.
Então, a fim de buscar ser mais original e fiel às raízes da antiga vila de São José dos Mattões, embora entenda (com base no Dicionário Aurélio) que a palavra "matoense" deve ter acento gráfico, resolvi mudar o design do blog, como podem ver acima.
  Chamo a atenção para o fato de que o fundador da Gazeta era o jovem estudante Simeão Pereira e Silva, então com 20 anos de idade, irmão deste editor. O expediente do jornal era composto pelos ilustres cidadãos:

Diretor Responsável: José Rodrigues Barros;
Editor e Chefe de Redação: J. Barros;
Diretor-Administrativo: Simeão Pereira
Diretor-Publicitário: José Maria Pereira e Silva;
Colaboradores: Francisco José da Silva, Chico Grud (Fotógrafo), Ubiraci Alencar (Repórter Esportivo) e Padre Otacílio Laurindo dos Santos (Assistente de Redação).
   

Um comentário: